A obra de Mario Cravo Júnior transita entre as mais diversas tradições artísticas, que incluem cerâmica, imaginária popular, ex-votos e manifestações culturais regionais com as quais entra em contato nas inúmeras viagens que realiza ainda muito jovem, pelo interior do Nordeste. Na década de 1940, o artista, além do desenho e da pintura, dedica-se à escultura, tendo como materiais principais a madeira, as pedras e os metais, e volta-se ao aproveitamento das formas naturais. O uso do ferro e a temática inspirada em mitos afro-brasileiros intensificam-se durante a década de 1960, gerando a série Alados. Sua obra incorpora bases arcaicas ligadas ao universo popular baiano, apresentando também um refinamento tecnológico. A simplificação formal dessas peças, nas quais o artista busca formas puras, despojadas e relacionadas ao mundo orgânico e natural, faz com que seus trabalhos apresentem afinidades com obras de Barbara Hepworth (1903-1975) e Henry Moore (1898-1986).
Somos uma empresa que trabalha de forma transdisciplinar em diferentes áreas aplicadas na arte contemporânea.
Atualmente estamos localizados em São Paulo (distribuição de gravuras) e Florianópolis (estúdios e operacional).
Em Floripa, situamo-nos em uma casa na qual funcionam diferentes estúdios de produção de arte como o de Fine Art, o de impressões Fine Art com padrão Hahnemühle, além de um ateliê de cerveja (microcervejaria), uma reserva técnica e um setor operacional de e-commerce da Galeria de Gravura e da Editora de Gravura.
A arte da gravura sempre esteve presente em minha vida. Eu passei praticamente a minha carreira inteira produzindo gravura. Apesar de que minha arte do dia a dia é a pintura e escultura. Não sou um gravador como o Samico. Porém eu passei a vida inteira produzindo gravuras em paralelo as pinturas e esculturas. Durante muitos anos eu fui professor emérito de gravura na Universidade Federal da Bahia. Ensinei durante muito anos, o conhecimento da gravura, tal conhecimento que adquiri no fim da minha adolescência. E agora temos a gravura digital, não sei se podemos chamar assim, porém é uma gravura digital, na qual trabalhei durante mais de uma década em programas digitais do PC e agora estou editando com o mestre impressor Wilton Pedroso.
GRAVURA DISPONÍVEL PARA COMPRA! CLIQUE AQUI!As obras editadas pelo Wilton Pedroso fazem parte de uma fase da minha carreira artística
Durante mais de 10 anos eu produzi obras digitais no computador. Mas não no computador moderno, e sim no mais arcaico, quando surgiu o computador.
Lá pelo início da década de noventa eu comecei a me enveredar nos processos digitais. Na época o programa gráfico que eu tinha disponível era o Paint. Talvez ele exista até hoje. E minha fase de desenhar no Paint durou mais de dez anos.
Quando começou a surgir programas mais avançados eu parei minha produção e direcionei minhas energias para a escultura de grande formato.
E nessa fase digital eu criei muitas formas que pareciam esculturas.
E depois de muitos anos dessa fase digital meu assistente João Alberto teve a brilhante ideia de imprimir em Fine Art.
Foi a partir daí que conhecemos o editor de arte Wilton Pedroso, que trouxe um novo olhar para o projeto. Ele realmente conseguiu captar o que eu queria e produziu obras maravilhosas tanto em serigrafia como Fine Art.
Nós ainda transformamos as obras digitais em serigrafias, o que foi uma grata surpresa, porque não tinha pensado nessa técnica. Eu já havia aceitado que o ideal era a Fine Art. E fico muito feliz de ter uma obra gráfica em serigrafia. Durante anos fui professor de gravura da Universidade Federal da Bahia e tenho uma grande proximidade com essa técnica. O resultado final foi excelente, nos dois processos.
GRAVURAS DISPONÍVEIS PARA COMPRA! CLIQUE AQUI!Somos uma empresa que trabalha de forma transdisciplinar em diferentes áreas aplicadas na arte contemporânea.
Atualmente estamos localizados em São Paulo (distribuição de gravuras) e Florianópolis (estúdios e operacional).
Em Floripa, situamo-nos em uma casa na qual funcionam diferentes estúdios de produção de arte como o de Fine Art, o de impressões Fine Art com padrão Hahnemühle, além de um ateliê de cerveja (microcervejaria), uma reserva técnica e um setor operacional de e-commerce da Galeria de Gravura e da Editora de Gravura.
A obra foi produzida pelo editor de arte Wilton Pedrosono estúdio da Galeria de Gravuraem Florianópolis.
Foi utilizada a técnica de serigrafia em parte da edição. Com esta técnica, a imagem é obtida por meio de uma tela de estêncil, popularizada na arte na década de 1960 junto com a pop art. Outra parte da série foi produzida na técnica de Fine Art.
O papel da obra é o Fabriano para as serigrafias e o Hahnemühle para as Fine Art. Ambos tem uma gramatura de 300 g/m2.
As edições tem tiragem variadas, nas serigrafia algo em torno de 100 itens por imagem e na Fine Art série de 4 itens por imagem.
GRAVURAS DISPONÍVEIS PARA COMPRA! CLIQUE AQUI!O estúdio da Galeria é um estúdio especializado em edições de arte de pequena tiragem. As edições são produzidas em papel de alta qualidade em um processo certificado pela Hahnemühle. Edições produzidas nas técnicas de impressão Fine Art e Fine Art. Nosso estúdio tem uma estrutura de última geração e conta com artistas e designers especializados em artes visuais.
Edições artesanais
Edições artísticas de obras em papel nas técnicas de fine art e Fine Art. Nossa produção é artesanal e de tiragem limitada. Os papéis utilizados nas edições são de alta qualidade e com longevidade superior a 200 anos. Nossos projetos já ultrapassaram a marca dos 30.000 prints e são mais de 270 edições de artes nos formatos de edições limitadas e livro de artista.
Em Floripa, situamo-nos em uma casa na qual funcionam diferentes estúdios de produção de arte como o de Fine Art, o de impressões Fine Art com padrão Hahnemühle, além de um ateliê de cerveja (microcervejaria), uma reserva técnica e um setor operacional de e-commerce da Galeria de Gravura e da Editora de Gravura.
Colecionar é uma atividade que aprimora nossa capacidade de selecionar, organizar, reconhecer padrões e desvios, nos traz satisfação e boas lembranças na medida em que uma coleção nos transporta para lugares muitos caros na memória.
“Assim, enquanto nos concentramos no ser, é no não ser onde está a utilidade” – Lao Tse. O capítulo 11 do Tao Teh King nos ensina que, em muitos casos, é no vazio, na ausência, que reside todo o sentido: um vaso só é útil porque contém um espaço para ser preenchido.
Nós já trabalhamos com comercialização de arte há muitos anos e durante esse período sempre nos chegou algumas perguntas que eram padrão. Definimos essas perguntas como dúvidas que pessoas que estão no início do processo de aquisição das primeiras obras de arte tem normalmente.
A gravura é uma obra em papel produzida segundo uma matriz, que pode ser madeira, metal, pedra ou tecido. Possui uma linguagem visual única e normalmente é produzida em tiragem limitada. Nós temos obras com diferentes técnicas de gravura.
Sim, tem. A gravura do artista Mário Cravo Junior tem tiragem limitada. Cada obra tem um tiragem em específico. As serografias normalmente são tiragens de 100 e as Fine Art são tiragem de aproximadamente 4 itens, podendo variar um pouco para cima ou para baixo.
A obra foi produzida na técnica de Fine Art e Serigrafia. Obras em Serigrafias são produzidas a partir de uma tela estêncil que sofre um processo de gravação e obras em Fine Art são produzidas a partir de uma matriz digital. O artista assina e numera cada obra.
Uma vez realizada a compra e confirmado o pagamento, a gravura é enviada em até 5 dias úteis. Dependendo da localidade, ela terá um prazo diferente para chegar. Nós enviaremos via PAC e o custo do envio é por nossa conta.
A gravura foi produzida por Wilton Pedroso no estúdio da Galeria de Gravura, localizado em Florianópolis, um estúdio que produz Fine Arts e Fine Art há aproximadamente 12 anos. O estúdio está situado em uma região com rica presença de gravuras rupestres que datam de mais de 3.000 anos.
A gravura é assinada a lápis pelo artista, mais especificamente no seu canto inferior direito. No canto inferior esquerdo vai a tiragem. No caso das obras do Mário Cravo, as tiragens são variadas. Normalmente as serigrafias tem tiragem alta e as Fine Art tiragem baixa.
A gravura foi produzida em papel alemão Hahnemühle para Fine Art e Fabriano para serigrafia, ambas empresas centenárias. A produção de papel segue rigorosos protocolos de conservação e preservação do meio ambiente. Trata-se de um papel de alta qualidade que foi utilizado pelos principais artistas da história da arte desde o século XVI.
A compra é feita em um ambiente altamente seguro e que segue os protocolos SSL de segurança. A obra tem garantia de 7 dias, ou seja, caso você não goste, nós poderemos cancelar a compra e devolver o valor integral por meio de transferência bancária.
Segunda - Sexta 9:00 - 21:00